Se você se olhou no espelho e notou sua língua branca, é importante prestar mais atenção. Isso pode indicar algum problema na sua boca.
A língua também é um lar para bactérias, acumulando microorganismos e restos de alimentos em sua superfície. Por isso, deixar de limpá-la, assim como os dentes, pode ajudar no desenvolvimento de problemas para a saúde bucal.
Além disso, outras questões podem causar a saburra lingual (língua branca). Neste conteúdo, você vai ver as cinco principais causas deste problema e dicas de como evitar.
Causas da língua branca
Apesar de ter a língua esbranquiçada não ser uma doença, a cor alterada significa que é melhor prestar mais atenção a razões que podem causar a língua saburrosa.
Higiene bucal mal feita
Uma das principais causas para a língua branca, como dito, é a falta de higiene bucal ou a limpeza mal feita. Ou seja, você precisa escovar a sua língua, assim como escova os dentes.
Afinal, a saburra na língua é criada pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos na região. Por isso, a higiene ruim faz microorganismos se acumularem na região, deixando sua língua esbranquiçada e aumentando os riscos de outros problemas dentários no futuro.
Candidíase oral
A língua branca também pode ser indicativo da candidíase na boca, popularmente conhecida como sapinho.
Aliás, a candidíase oral é causada por um fungo, que aparece em pessoas com baixa imunidade.E um de seus sintomas visíveis é justamente a brancura na língua.
Leucoplasia
Outra causa é a leucoplasia, uma doença que tem como sintoma manchas brancas em toda a boca.
Elas costumam aparecer em fumantes, que também podem ter manchas cinzas, com bordas elevadas e grossas, além da superfície dura.
Líquen plano
Já o líquen plano é uma inflamação que afeta as unhas, o couro cabeludo e as mucosas da boca e da língua.
Elas surgem como pequenas manchas roxas na pele, enquanto na boca aparecem como listras brancas e de aspecto enrugado. Por isso, a língua branca pode ser um sinal deste problema.
Quando procurar um médico em caso de língua esbranquiçada?
Procure um dentista logo quando perceber a língua esbranquiçada. Somente este profissional vai conseguir identificar as causas desse problema, além do melhor tratamento.
Como diferenciar sujeira de problema?
Nem sempre, porém, a língua branca é sinônimo de doença. Muitas vezes, ela desaparece apenas com cuidados simples de higiene. Escovar a língua com a própria escova de dentes ou usar um limpador específico pode ser suficiente. O movimento deve ser feito do fundo até a ponta, removendo a camada esbranquiçada. O raspador de língua, encontrado facilmente em farmácias, pode complementar esse cuidado.
Quando procurar um médico em caso de língua esbranquiçada?
Procure um dentista logo quando perceber a língua esbranquiçada. Somente este profissional vai conseguir identificar as causas desse problema, além do melhor tratamento.
